sábado, 6 de agosto de 2011

Vamos às compras?

Este post é especial, pois trata de um importante tema, para homens para mulheres, porque afinal haverá inevitavelmente a necessidade de se comprar algo por aqui, seja pelas utilidades no dia-a-dia, seja pelo vestuário necessário, ou mesmo pela vontade de comprar coisas que dificilmente você encontraria no Brasil por um preço satisfatório. Mas mesmo quem não é consumista se virá tentado a sair do orçamento dada a imensa oferta de produtos de qualidade a preços acessíveis a todos, para todos os gostos e bolsos. 

Para quem mora em Wageningen há a opção de comprar no centro, que na verdade é praticamente uma rua onde se aglutinam as lojas, a Hoogstraat, onde a cidade toda se reúne e faz a festa, especialmente nos meses de julho e agosto que é a temporada de actie (liquidação). Mas o comércio daqui é adequado e supre com relativa satisfação toda comunidade que vem de fora do país para estudar na Universidade de Wageningen. Digo relativamente, porque se a intenção é gastar bem, bem mesmo, o melhor é viajar para Utrecht, o centro comercial da região, onde se concentra o que há de melhor em marcas e preços. Chegar a Utrecht é fácil, ou se vai de ônibus, 2,70 p.p, ou de trem, 7,00 p.p.; pessoalmente aconselho a fazer pelo menos um vez a viagem de ônibus pois a paisagem é linda, sem contar que durante 1h30 de viagem é possível passar por várias cidades e conhecer um pouco da fantástica arquitetura local. 

Mas vamos ao que interessa, e começando pela base, do chamado “popular” onde o “povão” daqui faz a festa (leia-se, salários até que uns 2.000). Duas lojas são básicas e tem em quase toda Holanda; a Scapino, bem barata mas com produtos bons para o dia-a-dia, especialmente calçados, já até comprei um sapatênis por de 30 por 8 na promoção; a Schoenenreus, que vai no mesmo sentido da Scapino mas particularmente não gosto dos produtos, assim nem mais entro lá. Tem também uma loja que consegue ainda ser mais barata e básica que as duas citadas, é a Zeeman, que com todo respeito, é a versão “lojão do povo” abarrotada de produtos chineses (confesso, comprei uma camiseta por 3 lá). 












Saindo da base encontra-se a HEMA, uma loja de departamento que tem quase de tudo e está em todo país, com qualidade e bons preços. Lá eu já comprei um monte de coisas, desde material escolar a acessórios para bicicleta, sem falar que até dá para fazer um lanche a preços módicos na cadeia própria de fast-food. Assim esta loja é referencia, onde quer que esteja, na dúvida passe na HEMA, que lá você o encontra normalmente o que precisa com qualidade e a preços razoáveis. Faltou alguma coisa em casa? Utensílios, ferramentas, decoração, vá a Blokker. Nesta loja descobri que estou pagando muito caro por produtos similares no Brasil que não tem nem a metade da qualidade oferecida aqui.















Vamos agora fazer um upgrade, saltando básico e regular para o diferenciado, estou falando da V&D (Vroom & Dreesmann), uma loja de vestuário, cosméticos e perfumes que quase enlouqueceu minha esposa, em especial a loja do Shopping Hoog Catharijne, de Utrecht, que tem quatro andares de puro bom gosto e praticamente com os mesmos preços da HEMA, com uma diferença, as marcas, tais como United Colors of Benetton e Desigual. Sim, nesta loja é possível vestir-se bem, com elegância e gastando pouco. 



Ainda em Utrecht, mas agora num nível acima de todas as lojas que citei até aqui, está a Bijenkorf, onde se encontram as marcas top, tais como Hugo Boss, Tommy Hilfiger, Macgregor, French Connection, Julien Le Roy, Diesel, Polo Ralph Lauren, entre outras, tudo em um só lugar, mas com duas imensas diferenças em relação ao Brasil, o preço e a acessiblidade, qualquer um pode entrar, qualquer um pode comprar, e não há somente vestuário, há relógios, óculos, jóias, tudo isto sob um tratamento vip dos atendentes.




Em Utrecht também há outras lojas de marcas conhecidas, como a Zara, que fica no começo dos canais, também como preços muito abaixo dos praticados no Brasil, e olha que estou falando da Holanda, um dos custos de vida mais altos da Europa. De qualquer forma, após cansar-se das compras em Utrecht, vá a um dos restaurantes localizados nos canais, faça um passeio de barco e não deixe de conhecer a torre e Igreja “Dom”.




Esqueci-me de algo? Sim, dos eletrônicos, e aí é covardia em relação aos preços.Quando entrei na Media Makt fui eu quem quase enlouqueceu, são muitos produtos. Câmeras, notebooks, eletrônicos, celulares, etc, a preços impensáveis no Brasil. Há também uma outra loja muito boa e conhecida, a Dixons, muito boa em disponibilidade de produtos, mas perde para a Media Market.













Devo ter esquecido de algumas lojas, mas não se preocupe, semanalmente são colocados nas caixas dos correios vários encartes e folders, mas com uma diferença do Brasil, vem todos em um único envelope plastificado, onde há diversas ofertas, de diversas lojas, para que o consumidor faça suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário