quarta-feira, 21 de março de 2012

Closing Time

Hora de fechar as portas, de compreender que tudo tem um ciclo de vida, com começo, meio e fim, e não adianta postergar, sempre é chegada a hora de um novo rumo, outros objetivos, e como diz a canção “Closing Time”, do Semisonic, todo novo começo vem do fim de um algum outro começo. 

Quando no final de 2010 fui selecionado para o doutorado sanduíche na Universidade de Wageningen, passei a coletar quaisquer informações possíveis sobre a Holanda, a cidade e a universidade, passando desde as documentações a aspectos culturais do país em que iria residir. Encontrei muita coisa, muitos blogs, muitos sites, entre eles um que é referência, o “Brasileiros na Holanda”, administrado por Márcia Curvo, a qual considero hoje uma grande amiga na Holanda. Porém, pouco encontrei de forma sistemática e sintética sobre Wageningen nos moldes em que precisava para me preparar para a viagem, a não ser os relatos da Carla Mello, do Blog “Carla na Holanda”, a qual não cheguei a conhecer pessoalmente, mesmo estando em Wageningen no mesmo período que ela. 

Decidi então criar e escrever meu próprio blog com algumas informações sobre Wageningen e sua Universidade, porém sem a pretensão de encerrar todos os assuntos, afinal, há muito o que se falar, assim fixei-me didaticamente nos principais pontos, desde o começo, passo a passo, de como chegar, instalar-me, residir e partir de Wageningen. E o meu período foi curto, 28/05/2011 a 28/11/2011, apenas seis meses, que hoje tenho certeza, deveriam ter sido 12 meses. Entretanto o que vale não é quantidade do que se vive, mas a intensidade, e estes meses foram intensos, alucinantes, marcantes e inesquecíveis em minha experiência estudantil, tratando-se de um momento que desejaria a todos os estudantes, em quaisquer níveis e em qualquer idade. Nada se compara à experiência de sair de seu confortável mundo e vê-lo como ele realmente é, por um outro ângulo, outros olhos. E olha que quando me refiro à palavra “mundo”, falo de todos os mundos, desde o acadêmico ao pessoal. 

Não conheci tantas pessoas quanto gostaria, não vistei todas as cidades e países que queria, acho até que estudei menos do que deveria. Em contrapartida isto dá um gosto de quero mais, de que o pós-doutorado está logo ali e que definitivamente deixo uma parte de mim na Holanda, dizendo um “até breve”, logo estarei por aí, encontrando os amigos ocasionalmente num canto qualquer da Hema, no Grote Markt ou no Albert Heijn (que todos reclamam do preço mas todo mundo compra lá). 

Quem já passou por Wageningen sabe que há uma simpática brasileira por lá, a mãe do Dudu, a Anabele, essa sim entende de holandeses e de Wageningen e é praticamente uma cicerone da brasileirada, a quem agradeço por fazer este importante papel agregador aos que chegam de pára-quedas na cidade. Quer encontrar mais brasileiros? Participe da lista_brwur@yahoogroups.com , estão todos lá. 

Agradeço também ao Rural Sociology Group (RSO) da Wageningen University (WUR), onde fui orientado por Jan Douwe van der Ploeg, um ícone vivo nos estudos de Sociologia Rural. Aos colegas, um abraço especial para Femke Hoesktra (Holanda) e Gina Vilarreal (México), as lideres dos doutorandos, abraço qual por meio delas estendo a todos os outros colegas. Sou grato também a Douwe Hoogland, meu anfitrião nos dias em que estive na Frísia, o qual considero um legítimo amigo holandês 

Chega de palavras, hora de escrever minha tese, vamos às imagens, na verdade um vídeo, onde eu e minha esposa Jackeline damos um até breve, e nele, nossos amigos e colaboradores deste blog, Andrea, Hudson, Lucas, Di e Marcela. Super abraço a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário