sexta-feira, 10 de junho de 2011

A alimentação holandesa

Assim que se recebe a primeira refeição dentro do avião da KLM já dá para perceber a diferença na comida holandesa, sentindo-se um tempero diferente que dá ao alimento um sabor típico do país, o qual ainda estou tentando decifrar, embora já tenham me dado uma dica de que prevalecem a “Paradise Pepper” e o "Curry". De qualquer forma é diferente do sabor brasileiro, ficando evidente isto quando se está solo holandês, onde quase tudo terá aquele sabor que no começo você não exatamente o que é, mas terá um gosto típico nativo. 

Aconselho a esquecer o feijão com arroz, posso dizer que até há nos supermercados, mas não da forma como se encontra no Brasil. As refeições também seguem um ritmo um pouco diferente, iniciando-se com bom café da manhã chamado de “ontbijt” que pode consistir de cereais, corn flakes, fatias de pão com pasta de amendoin, geléias, frios, queijos ou granulados de chocolate no pão, algumas vezes também com um feijão com molho de tomate (agridoce). 

O almoço holandês não é exatamente um almoço, mas quase um lanche se comparado ao Brasil (em torno das 13h), configurando-se em uma refeição sempre com um bom pão integral (a variedade de pães aqui é imensa) acompanhado de um suco, chá ou até leite, como faz meu orientador holandês, que come frutas frescas acompanhadas por um “Biologisch Milk” (leite orgânico). Alias, comida orgânica e saudável não faltará por aqui, se há um pais que leva a fundo a concepção de comida saudável, este é a Holanda, nunca vi tamanha variedade de produtos orgânicos disponíveis, assim, aqui não há desculpa para não se alimentar bem. 

O jantar holandês é servido por volta das 18h e é considerada a mais reforçada das refeições, com pratos frequentemente a base de peixe, carne de porco e frango. Alguém perguntou por carne bovina? Pode esquecer também, não que não haja, mas a oferta é inferior à carne brasileira e consequentemente os preços são salgados, desta forma se você tem hábitos carnívoros de um típico gaúcho ou sul-matogrossense certamente sentirá a ausência de carne bovina no prato, mas sobram batatas, a base da alimentação holandesa, além de legumes, assim dá para purificar a “matéria”. Sopa também não faltará, pois são bastante apreciadas na Holanda e as mais comuns são as de tomate e de legumes. Para quem gosta de doce, não se preocupe, um holandês não resiste uma sobremesa, especialmente uma torta que em geral é servida após o jantar, seguida com um bom café acompanhado de uma bolachinha.

Entrar em um supermercado holandês é um choque, especialmente para quem não mora nos grandes centros do Brasil, primeiro pela variedade e diversidade produtos em oferta, depois pela flagrante qualidade. Tem alimento para todos os gostos, desde os mais industrializados aos “biologisch”, pães, leite e sucos nem se fala, mas o melhor de tudo mesmo é não ser obrigado a comprar “bebidas lácteas” disfarçadas de iogurte, pois aqui o leite é levado muito sério e é praticamente um orgulho nacional. Considero o Albert Heijn o melhor supermercado e de praxe o mais caro também, é o Zaffari deles (Porto Alegre) ou Comper 24h (Campo Grande). Para mim é cômodo falar do Albert Heijn pois moro bem em cima de dele, mas quando me estresso com o preço , pego minha bicicleta, ponho a patroa na garupa e vamos ao C100 ( 1,5 km) , que se equipara ao Nacional (Porto Alegre) e à Rede Econômica (Campo Grande). 













Aconselho a tentar apreciar o sabor e o aroma da culinária holandesa, afinal, como visitante deve-se respeitar os costumes locais e não custa nada aproveitar a estada para apreciar bons pratos holandeses. Para quem ousar gastar, pode-se visitar alguns restaurantes, os quais cobram preços realmente salgados, mas isto é assunto para outro post.

3 comentários:

  1. Adorei, obrigada pelas dicas. Meu local consumo é a Holanda e vou seguir seu blog.

    ResponderExcluir
  2. valeu tava fazendo trabalho sobre a Holanda



    ResponderExcluir
  3. Amei seu post, parabéns. Eu estava pesquisando sobre a culinária e cultura da Holanda, devido casamento da minha filha com holandês e receberei a familia dele, que se hospedarão na minha casa no Brasil, por uma semana. Rsrs. Me ajudou bastante. Abraços

    ResponderExcluir