quarta-feira, 1 de junho de 2011

Da documentação à viagem

A regra para se candidatar a um estágio no exterior é simples, “atenda sempre ao edital”, ou seja, não adianta inventar, envie à instituição concedente o que foi solicitado no edital, atendendo todos os requisitos, e para isto vale sempre a lei da organização e do planejamento. No caso da CAPES aqui você pode ter uma idéia do que é preciso http://bit.ly/iQQgru, este era meu check list (consultar edital):

(X) Formulário de Inscrição para Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior;
(X) Projeto de Tese a ser elaborado;
(X) Curriculum Vitae (modelo Lattes);

(X) Histórico Escolar da graduação;
(X) Histórico da Pós-Graduação, incluindo do doutorado em andamento;
(X) Curriculum Vitae do orientador associado;
(X) Curriculum Vitae do orientador no exterior;
(X) Declaração da coordenação do programa de pós-graduação no Brasil, indicando a integralização de 50% dos créditos no doutorado;
(X) Ofício de encaminhamento do coordenador do projeto;
(X) Carta de aceite do coordenador estrangeiro;
(X) Comprovante de proficiência na língua do país onde irá realizar o estágio ou Carta do orientador no Exterior comprovando a aptidão do candidato.


Considero esta a parte mais fácil, o contato com o programa no exterior e os trâmites para obtenção de visto são os que tomarão mais tempo, por isto mesmo é preciso estudar a fundo os requisitos do país onde se pretender estudar. Para a Holanda já vou avisando, são “extremamente” burocráticos, mas eficientes, o sistema deles é demorado, porém funciona, basta que candidato siga a cartilha e atenda o que se pede e que se inicie o processo por meio da universidade, que indicará um contato que será seu guia na obtenção do visto MVV (estudantes). Assim, a própria universidade de Wageningen fará a solicitação ao IND (Ministério da Imigração da Holanda) tão logo sejam enviados os seguintes documentos digitalizados via email (em inglês), lembrando que a própria universidade solicitante paga os valores referentes ao visto (438,00€), os quais deverão ser reembolsados quando da chegado da apresentação na Universidade:

  1. a recently legalised birth certificate, not older than 6 months. IMPORTANT: For this visa to enter the Netherlands (the PRP visa) the embassy will not require the legalised birth certificate. BUT to be registered as a resident of the Netherlands (to be done once after you have arrived in the Netherlands), you must show the original legalised birth certificate (officially translated in English, French, Dutch or German)
  2. complete copy of your passport, all stamped pages
  3. Civil status, are you married or single? If you are married or you live together with a partner I need a marriage certificate or registered partnership legalised
  4. financial support should be sufficient and explained in a letter or copy
  5. letter of invitation from the research group, including information about the period of your stay, activities, research information, financial information, etc
  6. Health- and liability insurance: this will be arranged directly after your arrival in the Netherlands. Or, if you already arranged a worldwide insurance cover in your homeland, this can be used
  7. your accommodation in Wageningen will be arranged by the representatives of the host research group
  8. BSN-number (social identification number), required to arrange financial transactions; this will be given by the Town Hall of the municipality in the Netherlands
  9. bank account in the Netherlands: this will be arranged after your arrival.
  10. a copy of your most recent diploma (level at least MSc) and a copy of the translation in Dutch or English by a sworn translator
  11. your curriculum vitae 
  12. a letter from the university in your homeland, with permission that you will stay for some time in the Netherlands
  13. your complete address in your homeland
  14. the name of the town of the Dutch embassy in your homeland from where you will apply for and collect the visa.

Considero importante seguir etapas, pois os documentos não poderão ter mais de seis meses quando da chegada à Holanda, desta forma, somente inicie o processo de solicitação de 2ª via nos cartórios quando houver solicitação do contato na Universidade. As certidões de nascimento e casamento (se houver) devem ser legalizadas inicialmente no MRE, logo após também na Embaixada ou em um Consulado do Reino dos Países Baixos (denominação oficial da Holanda). O próximo passo é encontrar um tradutor juramentado e reconhecido, o próprio site da Embaixada holandesa indica alguns nomes, ou seja, a tradução não será barata pois são poucos, mas no meu caso consegui um bom preço com o tradutor João Carlos Pijnappel http://vertaler.com.br/ que em 3 dias úteis traduziu as certidões e o diploma. Feito isto é só enviar tudo digitalizado, mas atenção com o tamanho das figuras na digitalização do passaporte, utilize o “Microsoft Office Picture Manager”, ele adequará o tamanho das figuras à web.
Enviados os documentos é só esperar, e muito, não adiantar mandar constantes emails para o contato requisitando informações sobre o visto, apenas aguarde, e isto pode demorar até 90 dias, para mim demorou 70 dias para chegar o tão esperado email de aprovação do visto pelo IND. Isto significa que o estudante já pode ir até a Embaixada ou Consulado (sugiro a Embaixada, é muito mais rápido) e solicitar o visto no passaporte (eles já saberão do que se trata) e em 24 horas você poderá pegar seu passaporte com o visto MVV tipo “D”, múltiplas entradas e saídas do país (não se esqueça de pedir isto). Com o selo no passaporte basta enviar uma cópia via email à CAPES e a passagem já poderá ser comprada e os valores do auxílio instalação e seguro saúde depositados em conta corrente ainda no Brasil. Para o seguro viagem sugiro contratação de uma agência na Holanda, o próprio contato da universidade poderá arranjar isto, normalmente é 50% mais barato que no Brasil, o meu seguro é o AON http://www.aon.com/ , completo, barato e eficiente.

Enfim, para se ter uma idéia de datas e prazos, lembrando que cada caso é um caso, protocolei a solicitação com toda documentação exigida pela CAPES em 17/12/2010 na Secretaria do Programa de Pós-Graduação e embarcaria em 28/05/2011 para Amsterdan, ou seja 5 meses até a efetiva viagem, mas especificamente para mim houve o atraso na publicação da minha renovação de licença para estudo (necessário para funcionários públicos), e este foi o entrave pois a publicação ocorreu somente em  17/03/2011, embora tenha dado entrada da solicitação em dezembro. Mas finalmente deu certo, a viajem estava marcada, o auxílio instalação (770,00€) e o valor referente ao seguro (490,00€) depositados em conta no Brasil, bastava embarcar, mas alerto, leve bem mais dinheiro, garanto, você vai precisar.

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